Tendências de Marketing digital

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Na era da internet, as inovações ocorrem de maneira rápida e contínua. Todos os dias, surgem novas tecnologias, plataformas, aplicativos e programas para atender ao usuário. Por isso, as empresas que investem em ações de Marketing Digital devem se adaptar aos hábitos e costumes de seus consumidores, ficando de olho nas tendências.

A seguir, você vai conhecer as principais apostas para o que será Tendência de Marketing Digital em 2024. Separamos uma lista com estratégias, canais e novos comportamentos que devem impactar o setor neste ano. 

1. IA como ferramenta de produtividade

A Inteligência Artificial foi uma das tecnologias que mais evoluiu e chamou a atenção do mercado em 2023. Houve muita especulação sobre as reais aplicações da IA, mas o aumento de produtividade se destaca entre as possibilidades.

No Panorama de Marketing de 2023, pesquisa realizada pela RD Station, 73% dos respondentes entende que a IA como ferramenta de produtividade é a principal tendência de Marketing para os próximos anos. Ainda, segundo Guilherme Lopes, Cofundador e Head de Produto da RD Station:

Isso quer dizer que usar ferramentas de IA pode representar um ganho de produtividade e eficiência para os times de Marketing. No entanto, não basta apenas usar a Inteligência Artificial, é preciso entender a forma mais eficiente de incluir essas ferramentas em nossa rotina de trabalho.

Mapear as atividades repetitivas, que tomam tempo do time, é uma boa forma de encontrar oportunidades para incluir a IA na rotina. Encontrar ferramentas criadas para fins específicos, ou mesmo treiná-las a partir das necessidades do negócio, também é um meio de aproveitar a tendência de forma mais eficiente.

Um exemplo é a possibilidade de usar IA para gerar títulos e textos para Landing Pages, pop-ups, emails e outros formatos.

2. Canais de mensagem direta

O comportamento digital dos usuários tem mudado rapidamente. As pessoas estão o tempo todo com o celular na mão, trocando mensagens e encontrando formas de se relacionar — seja entre elas ou com empresas. 

Fato é que o Marketing Conversacional vem ganhando destaque e grandes empresas de mídias sociais estão investindo mais em canais de mensagem direta.

Segundo Mark Zuckerberg, as plataformas da Meta têm 600 milhões de chats via apps todos os dias. Por isso, a empresa tem focado em melhorar a experiência e trazer novas funcionalidades para fomentar negócios via chat, principalmente no WhatsApp.

3. Criação de comunidades

De grupos no WhatsApp a servidores no Discord, a criação de comunidades tem sido uma maneira das marcas se aproximarem do público. Dessa forma, é possível criar um espaço de troca para as pessoas que compartilham dos mesmos interesses. 

Mas uma comunidade não precisa, necessariamente, ter um espaço delimitado. Prova disso são as hashtags no TikTok, que reúnem milhões de usuários em torno de assuntos específicos, como vida saudável, literatura e até o cuidado com plantas. 

Dessa forma, criam-se ambientes acolhedores e de troca de experiências.

Segundo números divulgados pela Comscore, o Tiktok já é a 5ª plataforma mais acessada pelos brasileiros. Ainda, sozinha, a rede social somou 16 bilhões de visualizações em vídeos no primeiro semestre de 2023 no Brasil, mais do que Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) juntos.

Para as marcas, existem diversas oportunidades para serem exploradas por meio do Marketing de Comunidade, com o objetivo de atingir públicos nichados e mais engajados.

4. Branding no foco das marcas

Branding é outra estratégia que está ganhando mais foco de empresas e profissionais de Marketing. Criar marcas fortes e experiências memoráveis sempre foi uma forma de diferenciar marcas. No entanto, essa estratégia está ganhando contornos mais tangíveis e deixando de ser encarada apenas como resultado a longo prazo.

Com a complexidade dos canais de mídia, o crescimento da concorrência e o aumento do custo por clique da mídia paga, o fortalecimento das marcas passa a ser aliado da performance e impacta a conversão direta e indiretamente.

Portanto, a partir do aumento da concorrência pela atenção das pessoas no mundo digital, as marcas que souberem se diferenciar e se conectar com o consumidor durante a jornada de compra verão melhores resultados.

5. Collabs e ecossistema de parcerias

Aparentemente, a união faz a força também no mundo dos negócios. Criar parcerias entre marcas, empresas e até criadores de conteúdo é uma estratégia para chamar a atenção e alcançar novos públicos.

É possível encontrar diferentes oportunidades de parcerias para potencializar o crescimento. A colaboração pode vir por meio do lançamento de conteúdo em Co-Marketing, ou seja, assinado por duas ou mais marcas; do lançamento de experiências e produtos; e da criação de verdadeiros ecossistemas de empresas com interesses em comum. 

Além de aproveitar um aumento na visibilidade e nas vendas, resultado do buzz gerado nas redes sociais, as marcas também podem usar a estratégia para impulsionar a inovação e aprender com novos parceiros.

6. Hipersegmentação e personalização

A hipersegmentação é o mesmo que criar segmentos específicos de consumidores ou Leads com características semelhantes para ter mais eficiência nas campanhas de Marketing Digital.

Cerca de 69% das empresas, a nível global, estão aumentando os investimentos na personalização para engajar e reter clientes, segundo relatório da Twilio Segment. Ainda, a Inteligência Artificial tem sido usada para automatizar a personalização em escala e entregar experiências feitas sob medida.

Quanto mais individualizada e personalizada sua comunicação, melhor. O motivo é simples: seus Leads e clientes têm mais probabilidade de converter quando se sentem representados e se identificam com as dores que a sua oferta sana.

Por isso, é fundamental segmentar sua base em diversas camadas — converse com os Leads que converteram em seu eBook de um jeito, com os clientes de Black Friday de outro, com as pessoas que têm carrinho abandonado de um terceiro jeito ainda. E não se esqueça de incorporar a IA nesse processo para ganhar eficiência.

7. Narrativa original e descontraída

Se você acha que qualquer tipo de conteúdo é suficiente e não se importa em encher o blog e demais canais de mais do mesmo, este item das nossas tendências de Marketing Digital vai fazer você refletir melhor.

Conteúdo autêntico sempre esteve no radar das marcas, mas, nos últimos anos, as narrativas pouco originais e conteúdos repetitivos parecem ter incomodado o público online.

Por outro lado, as tendências apontam para um caminho de narrativas de marca originais e mais leves. Para a Kantar, 2024 marcará a retomada do humor na publicidade e isso fica claro quando a empresa analisa os anúncios mais criativos e efetivos do último ano, segundo os próprios consumidores. 

Para acertar, garanta que a sua marca tem um tom de voz bem definido, que atrai e gera empatia no seu público-alvo. Adaptar a mensagem de acordo com o canal e região também pode ser uma forma de garantir bons resultados.

8. Inteligência de dados

Segundo o Panorama de Marketing da RD Station, 53% dos profissionais do setor ainda têm dificuldade em priorizar a análise de dados na rotina. Por outro lado, os times de Marketing têm sido cada vez mais cobrados por performance. Nesse sentido, acompanhar os números de perto é um passo importante para otimizar os resultados.

A tendência é que existam cada vez mais ferramentas e recursos disponíveis não apenas para registrar dados de Marketing, mas também para facilitar a extração de insights. Afinal de contas, de nada adianta ter acesso a um conjunto rico de dados se não soubermos como usá-los.

Por exemplo, nos últimos anos, a RD Station analisou taxas de Churn e padrões de uso de suas ferramentas para extrair insights valiosos sobre comportamento e necessidades dos usuários. 

9. Influência no mundo real

Nos últimos anos, vimos uma explosão de parcerias entre marcas e influencers de diversos segmentos e capazes de impactar diferentes públicos. 

No entanto, as marcas têm buscado formas cada vez mais autênticas de gerar desejo e conquistar a confiança das pessoas. Nesse contexto, experiências reais ganham relevância quando o assunto é influência digital.

Um estudo recente da EnTribe no mercado americano já aponta que 90% do público prefere que as marcas compartilhem conteúdo de clientes reais. 

Por isso, criar formas de estimular seu público mais fiel a compartilhar experiências com a marca pode ser um meio de ganhar destaque e impactar as pessoas. No final das contas, as pessoas querem ver como produto ou serviço resolve suas dores na prática.

10. Uso de dados first-party

Com a crescente preocupação com a privacidade dos usuários, as big techs têm se movimentado para oferecer mais segurança em suas plataformas.

Um dos maiores movimentos nesse sentido é o anúncio da Google a respeito do fim dos cookies de terceiros no Chrome, adiado para 2024. A medida deve afetar estratégias baseadas na disponibilidade de dados dos usuários, como remarketing e retargeting.

Por isso, uma das tendências do setor é a utilização de fisrt-party data, ou dados primários. Estamos falando daqueles dados recolhidos pela própria empresa que irá utilizá-los, por meio de formulários e da interação do usuário com e-mails, páginas, plataformas e outros ativos digitais.

Além de proporcionar mais segurança ao público, que tem seus dados manipulados apenas pela empresa que os recolheu, essa estratégia também tem como benefício uma maior precisão na segmentação da audiência.